O fato de passarmos apenas pequenas temporadas na casa de praia não impede que o local ganhe um belo jardim. O ideal é que as plantas escolhidas para compor a paisagem sejam adequadas ao clima praiano e de baixa manutenção. Uma boa dica é optar por plantas e flores de origem local, preparadas para suportas as condições climáticas.
O primeiro passo, ao elaborar o jardim da casa de praia, é analisar o solo. Se ele for muito arenoso, é indicado que se faça a substituição por terra para jardim. Poucas plantas gostam de areia: somente o coqueiro e a vegetação de restinga (a beira mar), sobrevivem a esse tipo de solo. A maresia também é inimiga das plantas, já que a salinidade prejudica as folhas.
Abaixo, seguem algumas opções de plantas que se desenvolvem muito bem no clima litorâneo:
FORRAÇÕES
Grama-esmeralda; grama-são-carlos
ARBUSTOS
Bromélia imperial, ixora, hibisco, viburno
FLORES
Érica, espirradeira, onze-horas, gardênia, hemerocális, girassol-de-jardim, orquídea
TREPADEIRAS
Buganvília, glicínia
ÁRVORES E PALMEIRAS
Palmeira Veitchia, chapéu-de-sol, capororoca, jerivá, palmeira triangular, butiazeiro
Móveis
Os móveis e acessórios escolhidos para o jardim também devem ser escolhidos com cuidado. Eles precisam ser muito resistentes. Uma das opções mais econômicas e duráveis são os de polipropileno, leves, laváveis e, em alguns casos, com proteção contra a radiação UV. Para opções mais sofisticadas, vale escolher móveis de madeiras mais resistentes, protegidas por verniz náutico.