O verão desponta no Brasil e, com ele, vem uma sensação térmica na casa dos 40ºC em boa parte do país – nessas condições, tudo o que muita gente deseja é aquele banho demorado, além de beber muita água. Para os homens, fazer a barba todos os dias pode ser uma boa pedida. Até as plantas precisam de um pouco mais de cuidado. Mas, o que fazer para economizar esse recurso tão importante no período mais quente do ano? O EcoD listou 10 dicas para a economizar água. Conheça:
1. No banheiro…
A primeira coisa que merece atenção é: fechar a torneira enquanto for passar o sabonete. Quem não tem esse hábito gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. E, se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.
Mas, além disso, fazer xixi no box, apesar de estranho, é eficaz no consumo. O EcoD mostrou que dados de uma campanha da fundação SOS Mata Atlântica apontam o hábito como uma forma de contribuir com a conscientização das pessoas sobre o desperdício da água, ao economizar na descarga.
Outra coisa, nada de banhos de banheira. Eles gastam, em média, 80 litros do recurso natural enquanto que o chuveiro (aberto durante cinco minutos) gasta 30 litros.
Atenção, rapazes! A melhor maneira de ajudar na economia é alternar os dias de fazer a barba. Tudo bem que o calor incomoda, mas, não custa nada tentar. Além de economizar, o ato vai dar um descanso para sua pele.
2. Na cozinha…
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo, o desperdício pode ser de 105 litros. Então, nada melhor que ensaboar as louças e depois enxaguar tudo de uma só vez. Outra opção é deixar os pratos de molho antes, assim a gordura sai com mais facilidade.
Uma dica para os mais engajados: que tal utilizar uma bacia para ensaboar? O resultado é o mesmo e a economia pode chegar a 160 litros a cada lavagem. Você ainda pode fazer isso na própria pia, tapando a passagem da água.
Embora não prestemos atenção, muitas vezes o desperdício pode vir durante o ato de beber água. Por isso, vale ter o cuidado ao servir o recurso às visitas, ofereça apenas o suficiente, para que não haja necessidade de jogar fora.
3. Hora da faxina…
Antes de qualquer coisa, troque a mangueira por vassoura e balde, fazendo isso você poderá economizar até 250 litros.
Na área de serviço, acumule roupas e lave todas de uma só vez utilizando o modo ‘suave’, se não estiverem muito sujas, claro. A ação poupará energia.
4. Cuidando do jardim
Para regar as plantas, o melhor é fazer isso à noite ou no início da manhã: nessas horas mais frias, as plantas usam menos água para sobreviver.
5. Lavando o carro…
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde ou a nova modalidade de lavagem a seco, que só precisa de 250ml do recurso.
6. Vazamentos…
Elimine-os! Para isso, verifique o seu hidrômetro, canos alimentados diretamente pela água da rua, canos alimentados pela caixa d´água e reservatórios subterrâneos de edifícios. Um buraco de 2mm (um pouco maior do que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia.
Na hora de viajar, lembre-se de fechar o registro de água de sua casa.
7. Na feira…
O verão é uma excelente época para consumir frutas. Mas, só compre as que vai consumir e opte pelas de época, como ameixa, banana-maçã, pêra, nectarina, maracujá, jaca, figo e uva. Lembre-se que, para cultivar uma fruta fora de sua época, são necessários muitos litros de água.
8. Consumismo nosso de cada dia…
A cada lançamento de equipamento como celulares e TVs a troca, para muita gente, é quase que instantênea. E nessa época do ano, então… Tudo está em liquidação. Portanto, cuidado com o consumismo excessivo – ele gera desperdício. E, não podemos esquecer que as fábricas utilizam água para a produção de seus equipamentos.
9. Ai, meu final de semana…
O sol nos convida para a praia, fato! Por isso, lembremos de alguns cuidados: não utilize água do chuveiro para as crianças brincarem e nada de demora na hora de tirar o sal e a areia do corpo. Alerte o responsável pelo local, caso a mangueira ou o chuveiro fiquem abertos permanentemente.
Para os adeptos da piscina, não esqueçam de cobri-la quando não for utilizar, a ação evita a evaporação.
10. Hora de reaproveitar!
Se você cria peixes em casa, você sabe bem quantos litros de água são jogados fora a cada limpeza do aquário. Uma boa forma de reaproveitar o recurso natural é utilizando-o para regar suas plantas.
A água utilizada durante o banho pode servir para a descarga, a da máquina de lavar pode ser útil para limpar a calçada e a que foi usada para lavar as verduras também pode irrigar o jardim.
Se for possível, instale um sistema de reaproveitamento de água em sua casa, mas se não for, um balde comum pode fazer o serviço muito bem.
Fonte: www.ecodesenvolvimento.org