Depois de caminhar debaixo de um forte sol de verão, sempre vem o anseio por encontrar a sombra de uma árvore e sentir o alívio que a natureza dá à estação mais quente do ano. Por esse mesmo motivo que cultivar plantas naturais durante este período é tão prazeroso e satisfatório. “No verão sentimos mais a necessidade da vegetação. Plantas transpiram, umedecem e deixam o ar mais agradável”, explica o paisagista Benedito Abbud.
Para dar à sua casa esse frescor e aconchego, selecionamos as espécies mais resistentes ao calor e fáceis de cuidar. Outro incentivo é que algumas delas crescem mais e florescem justamente por causa das altas temperaturas. Escolha sua favorita e curta com ela a ensolarada estação.
GIRASSOL: Como o próprio nome diz, a flor se dá bem com a incidência direta do Sol. “O girassol deve ter a terra sempre úmida”, explica a paisagista Marisa Lima. Vistosa e alegre, a planta cresce rápido e, se plantada diretamente no solo, pode ultrapassar 1 metro de altura.
PLEOMELE: Muito utilizada para compor a decoração, a planta tropical dá a sensação de frescor para a casa e também é recomendada para a purificação do ar em ambientes fechados.Prefere baixa luminosidade e temperaturas mais altas.
ORQUÍDEA: A famosa e elegante flor é perfeita para o verão! É no calor que elas florescem, são resistentes e não precisam de muita água para sobreviver. As espécies brasileiras são as melhores para este período. O paisagista Abbud recomenda nomes como Laelias, Vandas, Epidendrum e Olho-de-Boneca. Elas gostam de luminosidade intensa, mas é bom evitar o sol direto. A rega deve ser abundante, até escoar pelo vaso, e a próxima apenas quando o substrato estiver seco.
BROMÉLIA: São milhares as espécies da flor de folhas grossas e que está quase sempre florida. “Existem bromélias de sol e de sombra, aí você pode cultivá-las tanto no jardim como no interior”, explica a paisagista Marisa. Elas gostam de calor e luz, e sua rega deve ser feita por cima das folhas. “Mas não pode ser intensa para não melar e apodrecê-las”, enfatiza Marina.
ZAMIOCULCA: Pouca manutenção e beleza é o que promete esta folhagem. Ela costuma crescer mais durante o verão e suporta bem períodos de seca. A rega só deve ser feita quando o local de plantio estiver seco, pois ela pode apodrecer se houver exagero de água. Muito boa para ser cultivada em vasos e posicionada em ambientes pouco iluminados.
Fonte: www.plantasfloresejardins.com.br