A segurança preventiva dos condomínios está diretamente ligada à mudança de hábitos de síndicos, moradores e funcionários. Confira abaixo quais são os dez maiores erros de comportamento que devem ser evitados, para não expor os edifícios ou condomínios fechados a riscos desnecessários. A sua segurança, da sua família e das pessoas que moram no mesmo local que você não pode sofrer por erros bobos e que facilmente podem ser evitados:
1- Desrespeitar as normas de segurança pré-estabelecidas pode causar transtorno com os próprios moradores e facilitar a entrada de assaltantes.
2- Porteiro abrir o portão da garagem ao identificar apenas o carro, sem verificar quem está no interior do veículo. Isso deve ser falado em alguma reunião para que ele possa ficar atento.
3- Morador não observar o movimento nas áreas comuns do condomínio pelo circuito de TV antes de sair da unidade. Você paga pelo serviço, saiba usá-lo e aproveitar dessa “arma” que você tem.
4- Ao chegar ao condomínio, não verificar se há estranhos nas imediações, principalmente se for rodeado de áreas verdes e com baixa luminosidade.
5- Entrar no prédio juntamente com visitantes desconhecidos. A simpatia costuma ser um sinal dos assaltantes para que você não perceba nada.
6- Autorizar o porteiro que libere antecipadamente a entrada de uma visita que ainda não chegou. Se alguém chegar, peça para que te ligue primeiramente.
7- Funcionário deixar a portaria vazia, sem cobertura de outro profissional facilita a entrada de qualquer estranho.
8- Equipamentos de rádio e televisão na portaria (tiram a atenção do profissional que pode ser surpreendido a qualquer momento por um assaltante).
9- Morador deixar as chaves do apartamento ou do carro na portaria. Isso induz que outras pessoas marquem a sua rotina e lhe roube com extrema facilidade.
10- Condômino repreender funcionário que cumpre uma norma de segurança por achar que ele está exagerando e prejudicando a convivência. Se é regra, é pra ser cumprida.
Fonte: Imovel Web