Arquivo mensais:janeiro 2015

Comprar imóvel na planta está mais seguro

Planta 2Comprar um imóvel na planta está mais seguro desde novembro do ano passado, quando passou a valer a regra da Medida Provisória 656, que assegura que o comprador desse tipo de imóvel não corre o risco de perder a unidade caso a construtora passe por dificuldades financeiras durante a construção.

A MP foi anunciada em agosto de 2014 pelo Governo Federal. Tem como objetivos incentivar o financiamento de imóveis na planta e dar maior segurança aos compradores.

Antes, não havia nenhuma distinção entre construtoras e compradores de imóveis. Caso a construtora contraísse dívidas, os credores podiam tomar as unidades que já haviam sido vendidas. Agora, os credores podem se apropriar apenas dos bens que estão em nome da construtora e que ainda não foram comercializados. Mesmo que os bens da empresa não forem suficientes para pagar as dívidas, os compradores estão seguros.

A regra não vale para atrasos na obra e falência da construtora. Nesses casos é recomendado que o empreendimento esteja enquadrado no regime de patrimônio de afetação, que impede que investimentos realizados na obra sejam utilizados em outros empreendimentos pela incorporadora. Ou seja, o pagamento das prestações é destinado diretamente para a construção do edifício, não podendo o dinheiro ser desviado. Mesmo que a construção entre em falência, haverá verba para concluir a obra.

 

 

Jardim da casa de praia: plantas precisam ser específicas

GEral

O fato de passarmos apenas pequenas temporadas na casa de praia não impede que o local ganhe um belo jardim. O ideal é que as plantas escolhidas para compor a paisagem sejam adequadas ao clima praiano e de baixa manutenção. Uma boa dica é optar por plantas e flores de origem local, preparadas para suportas as condições climáticas.

O primeiro passo, ao elaborar o jardim da casa de praia, é analisar o solo. Se ele for muito arenoso, é indicado que se faça a substituição por terra para jardim. Poucas plantas gostam de areia: somente o coqueiro e a vegetação de restinga (a beira mar), sobrevivem a esse tipo de solo. A maresia também é inimiga das plantas, já que a salinidade prejudica as folhas.

Abaixo, seguem algumas opções de plantas que se desenvolvem muito bem no clima litorâneo:

FORRAÇÕES

Grama-esmeralda; grama-são-carlos

Grama esmeralda

Grama esmeralda

 

 

 

 

 

 

ARBUSTOS

Bromélia imperial, ixora, hibisco, viburno

 

Ixora

Ixora

 

 

 

 

 

 

FLORES

Érica, espirradeira, onze-horas, gardênia, hemerocális, girassol-de-jardim, orquídea

Érica

Érica

 

 

 

 

 

 

Gardênia

Gardênia

 

 

 

 

 

 

 

Orquídea

Orquídea

 

 

 

 

 

 

TREPADEIRAS

Buganvília, glicínia

Glicínia

Glicínia

 

 

 

 

 

 

 

 

Buganvília

Buganvília

 

 

 

 

 

 

ÁRVORES E PALMEIRAS

Palmeira Veitchia, chapéu-de-sol, capororoca, jerivá, palmeira triangular, butiazeiro

 

 

Palmeira Veitchia

Palmeira Veitchia

 

 

 

 

 

 

 

 

Móveis

Os móveis e acessórios escolhidos para o jardim também devem ser escolhidos com cuidado. Eles precisam ser muito resistentes. Uma das opções mais econômicas e duráveis são os de polipropileno, leves, laváveis e, em alguns casos, com proteção contra a radiação UV. Para opções mais sofisticadas, vale escolher móveis de madeiras mais resistentes, protegidas por verniz náutico.

 

Móveis de propileno são os mais indicados, por sua durabilidade

Móveis de propileno são os mais indicados, por sua durabilidade