Arquivo mensais:dezembro 2014

Água: a ordem é economizar

IMG_2238

 

 

O verão desponta no Brasil e, com ele, vem uma sensação térmica na casa dos 40ºC em boa parte do país – nessas condições, tudo o que muita gente deseja é aquele banho demorado, além de beber muita água. Para os homens, fazer a barba todos os dias pode ser uma boa pedida. Até as plantas precisam de um pouco mais de cuidado. Mas, o que fazer para economizar esse recurso tão importante no período mais quente do ano? O EcoD listou 10 dicas para a economizar água. Conheça:

1. No banheiro…

A primeira coisa que merece atenção é: fechar a torneira enquanto for passar o sabonete. Quem não tem esse hábito gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. E, se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia. agua-468781_1280

Mas, além disso, fazer xixi no box, apesar de estranho, é eficaz no consumo. O EcoD mostrou que dados de uma campanha da fundação SOS Mata Atlântica apontam o hábito como uma forma de contribuir com a conscientização das pessoas sobre o desperdício da água, ao economizar na descarga.

Outra coisa, nada de banhos de banheira. Eles gastam, em média, 80 litros do recurso natural enquanto que o chuveiro (aberto durante cinco minutos) gasta 30 litros.

Atenção, rapazes! A melhor maneira de ajudar na economia é alternar os dias de fazer a barba. Tudo bem que o calor incomoda, mas, não custa nada tentar. Além de economizar, o ato vai dar um descanso para sua pele.

2. Na cozinha…

Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo, o desperdício pode ser de 105 litros. Então, nada melhor que ensaboar as louças e depois enxaguar tudo de uma só vez. Outra opção é deixar os pratos de molho antes, assim a gordura sai com mais facilidade.

sink-208143_1280

Uma dica para os mais engajados: que tal utilizar uma bacia para ensaboar? O resultado é o mesmo e a economia pode chegar a 160 litros a cada lavagem. Você ainda pode fazer isso na própria pia, tapando a passagem da água.

Embora não prestemos atenção, muitas vezes o desperdício pode vir durante o ato de beber água. Por isso, vale ter o cuidado ao servir o recurso às visitas, ofereça apenas o suficiente, para que não haja necessidade de jogar fora.

3. Hora da faxina…

Antes de qualquer coisa, troque a mangueira por vassoura e balde, fazendo isso você poderá economizar até 250 litros.

Na área de serviço, acumule roupas e lave todas de uma só vez utilizando o modo ‘suave’, se não estiverem muito sujas, claro. A ação poupará energia.

4. Cuidando do jardim

Para regar as plantas, o melhor é fazer isso à noite ou no início da manhã: nessas horas mais frias, as plantas usam menos água para sobreviver.

child-559407_1280

5. Lavando o carro…

Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde ou a nova modalidade de lavagem a seco, que só precisa de 250ml do recurso.

 

6. Vazamentos

Elimine-os! Para isso, verifique o seu hidrômetro, canos alimentados diretamente pela água da rua, canos alimentados pela caixa d´água e reservatórios subterrâneos de edifícios. Um buraco de 2mm (um pouco maior do que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia.

Na hora de viajar, lembre-se de fechar o registro de água de sua casa.

7. Na feira…

O verão é uma excelente época para consumir frutas. Mas, só compre as que vai consumir e opte pelas de época, como ameixa, banana-maçã, pêra, nectarina, maracujá, jaca, figo e uva. Lembre-se que, para cultivar uma fruta fora de sua época, são necessários muitos litros de água.

8. Consumismo nosso de cada dia…

A cada lançamento de equipamento como celulares e TVs a troca, para muita gente, é quase que instantênea. E nessa época do ano, então… Tudo está em liquidação. Portanto, cuidado com o consumismo excessivo – ele gera desperdício. E, não podemos esquecer que as fábricas utilizam água para a produção de seus equipamentos.

9. Ai, meu final de semana…

O sol nos convida para a praia, fato! Por isso, lembremos de alguns cuidados: não utilize água do chuveiro para as crianças brincarem e nada de demora na hora de tirar o sal e a areia do corpo. Alerte o responsável pelo local, caso a mangueira ou o chuveiro fiquem abertos permanentemente.

Para os adeptos da piscina, não esqueçam de cobri-la quando não for utilizar, a ação evita a evaporação.

10. Hora de reaproveitar!

Se você cria peixes em casa, você sabe bem quantos litros de água são jogados fora a cada limpeza do aquário. Uma boa forma de reaproveitar o recurso natural é utilizando-o para regar suas plantas.

aquarium-390745_1280

A água utilizada durante o banho pode servir para a descarga, a da máquina de lavar pode ser útil para limpar a calçada e a que foi usada para lavar as verduras também pode irrigar o jardim.

Se for possível, instale um sistema de reaproveitamento de água em sua casa, mas se não for, um balde comum pode fazer o serviço muito bem.

 

Fonte: www.ecodesenvolvimento.org

 

2015 trará oportunidades para setor imobiliário

buildings-185542_1280

 

 

Presidente do Núcleo de Imobiliárias da Acij (Associação Empresarial de Joinville) e diretor da Buch Imóveis, Germano Buch está otimista e acredita que 2015 será um ano com boas oportunidades para o mercado imobiliário em Joinville. “O ano será um pouco difícil, mas trará boas oportunidades para os profissionais que estiverem preparados”, diz.

 

Empresário está otimista

Empresário está otimista

 

 

Para o empresário, o próximo ano começará com uma indefinição do que virá da parte do Governo em termos econômicos. “Mas, gosto de ser otimista e estou acreditando que vamos ter boas iniciativas do Governo, que venham a fortalecer a economia”, declara.

 

 

Na análise de Buch, 2014 foi um ano difícil, muito em função da Copa do Mundo e das eleições, que “roubaram” praticamente três meses do nosso ano. “Tive muitos clientes que optaram por não comprar nada antes das eleições, até ver como o cenário político se definiria”, revela.

 

Joinville

A instalação de empresas de grande porte em Joinville e região trouxe – e trará – importante incremento para o mercado imobiliário do município. Buch observa que muitas pessoas estão vindo de diversos locais do Brasil para trabalhar nessas empresas e precisam de moradia. “Essas empresas grandes acabam trazendo outras empresas satélites e muita gente está vindo para cá”, completa.

Inicialmente, essas pessoas procuram imóveis para locação. Mas, após o primeiro ano de permanência na cidade, elas passam a querer comprar um imóvel. “No ano que vem acredito que algumas pessoas que já estão aqui há algum tempo vão se definir por comprar sua casa ou apartamento”, observa.

 

budget-158926_1280

Dentro desta visão, vale a pena investir em imóveis para locação em Joinville, inclusive salas e galpões para a instalação de pequenos negócios.

Outro indicador de que 2015 será um bom ano para o mercado de imóveis joinvilense é a chegada no município de novas construtoras, vindas de Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Certamente novos empreendimentos serão lançados, incrementando ainda mais os negócios do setor. “O ano será, sim, de muitas oportunidades”, conclui Buch.

 

 

 

Economia joinvilense

Em matéria publicada no jornal Notícias do Dia no último dia 13 de novembro, o professor Ricardo della Santina Torres, da Sustentare Escola de Negócios, diz que o desempenho da economia joinvilense pode ter uma ligeira melhora em 2015.

Isso porque, com o afrouxamento da política monetária norte-americana, o dólar deve ser valorizar. Instituições financeiras preveem que a moeda chegará ao final do próximo ano cotada a R$ 2,60. O impacto imediato disso seria a retomada da expansão das exportações joinvilenses.

Outro fator que deve beneficiar Joinville são os reflexos decorrentes da instalação de grandes empresas na região – pelo menos R$ 1 bilhão em investimentos está previsto para os próximos anos.

 

Brasil

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou, na semana passada, que o cenário econômico brasileiro está melhorando, o que permitirá a entrada em 2015 em condições mais favoráveis. O desemprego caiu e a inflação está crescendo menos. Mantega acredita que é possível um crescimento na economia de 2% em 2015.